Voltar

PRÁTICAS QUE AJUDAM A VIVER MELHOR

Saara Nousiainen

 

caminhos@bemviver.org

 

Relaxamento

 

O relaxamento é uma prática extremamente importante, principalmente no mundo moderno. É um remédio eficaz contra o estresse e um dos procedimentos básicos para exercícios de educação da mente, de visualizações, de energização,  etc.

Há vários modelos de relaxamento, desde os mais longos e aprofundados, até outros mais curtos e menos profundos, até aqueles que podem ser feitos rapidamente, em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que se esteja habituado a essa prática.

Nos exercícios de relaxamento mais simples basta algumas respirações profundas e compassadas para harmonizar os ritmos internos, dando a si mesmo uma ordem para relaxar.

Em seguida observar o próprio corpo, enviando-lhe a mesma indução.

Sentir os pés, relaxando-os; as pernas, relaxando-as; as coxas, relaxando-as e assim por diante até abranger todo o organismo, inclusive os órgãos internos.

Sentir-se inteiramente relaxado, como se fosse uma toalha molhada, totalmente largada sobre o espaço em que estiver.

Concentrar o pensamento em alguma imagem relaxante como, por exemplo, um recanto da natureza. Procurar sentir-se naquele ambiente de paz e harmonia, deixando que esses valores inundem todo o ser: corpo, mente, emoção...

Quando nos acostumamos a relaxar conseguimos fazê-lo em qualquer lugar e a qualquer momento, bastando algumas respirações profundas e uma rápida visualização de todo o corpo, enviando-lhe um comando de relaxamento.

O organismo acostuma-se a obedecer nossas ordens mentais, quando nos habituamos a essa prática.

Para relaxamento mais profundo, inclusive com visualizações positivas, é importante uma indução externa, alguém que conduza os procedimentos.

Para tanto existem muitos CDs, inclusive os que são divulgados neste site, na página Cds.

No site www.bemviver.org na seção downloads é possível ouvir algumas faixas desses CDs, ou seja, fazer um relaxamento via virtual.